sábado, 26 de janeiro de 2008

  • (1º) Praticamos ritos (pequenas partes de rituais) para entrar em sintonia com o ritmo natural das forças vitais, marcadas pela fases da lua, pela entrada das estações e por outros períodos relacionados à agricultura e ao ciclo reprodutivo dos animais.


  • (2º) Reconhecemos que a nossa inteligência nos atribui a uma responsabilidade especial com relação ao ambiente em que vivemos.
Procuramos viver em total harmonia e equilíbrio ecológico com a natureza, proporcionando plenitude à vida e consciência dentro de um conceito evolucionário.


  • (3) Estamos conscientes de um poder muito maior do que o aparente para uma pessoa comum.
Pelo fato de ser muito maior do que qualquer poder comum, damos a ele o nome de "sobrenatural".
Contudo, para nós esse é um poder latente que existe em qualquer pessoa.


  • (4º) Do nosso ponto de vista, o Poder Criativo do universo se manifesta por meio da polaridade - como masculino e feminino - e está vivo em todas as pessoas.
Acreditamos que esse poder seja ativado com a interação entre masculino e o feminino.
Damos igual importância a ambos, pois sabemos que eles se complementam.
Valorizamos a sexualidade pelo prazer que ela proporciona e por ser o símbolo e a corporificação da Vida.


  • (5º) Reconhecemos a existência tanto dos mundos exteriores quanto dos interiores ou psicológicos.
Os mundos interiores são as vezes conhecidos como Mundo Espiritual, Inconsciente Coletivo, Planos Interiores, etc...
Consideramos a interação entre as dimensões exterior e e interior como a base dos fenômenos paranormais e dos exercícios mágicos.
Não damos mais valor a uma dimensão do que a outra, pois sabemos que ambas são necessária para nossa realização.


  • (6º) Não reconhecemos nenhum tipo de hierarquia autoritária.
No entanto, temos consideração por aqueles que ensinam, respeitamos os que compartilham um conhecimento e sabedoria superiores e reconhecemos aqueles que corajosamente, dispõem-se a assumir posições de liderança.


  • (7º) Achamos que a religião, a magia e a experiência de vida constitui um todo que determina a maneira como a pessoa vê o mundo e vive dentro dele.
essa é a nossa visão de mundo e filosofia de vida, as quais identificamos como bruxaria ou caminho wiccano.


  • (8º) Auto-intitular-se "bruxo" não faz de ninguém um bruxo.
Nem tão pouco a hereditariedade ou uma coleção de títulos, graduações e iniciações.
O bruxo busca controlar forças dentro dele que lhe possibilitem viver bem e com sabedoria, em harmonia com a natureza e sem prejudicar quem quer que seja.


  • (9º) Reconhecemos a importância da afirmação e da realização da vida.
Acreditamos que seja esse o principio, como parte de um continuum de evolução e de desenvolvimento da consciência, que da verdadeiro sentido ao Universo tal como o conhecemos e ao papel que cada um de nós desempenha nesse Universo.


  • (10º) Só contestamos o Cristianismo ou qualquer outra religião ou filosofia de vida...
Na medida em que essas instituições reivindicam para si o título de "única verdade e único caminho", impedindo que as pessoas sejam livres e reprimindo outros tipos de prática e crenças religiosas.


  • (11º) Não nos sentimos ameaçados pelos debates sobre a historia da bruxaria, as origens dos vários termos ou legitimidade dos vários aspectos das diferentes tradições.
Estamos mais preocupados com o nosso presente e com o nosso futuro, conscientes de que passado, presente e futuro são uma questão de percepção individual.


  • (12º) Não aceitamos o conceito de "mal absoluto"
Nem cultuamos nenhuma entidade conhecida como "satanás" ou, tal como é definida pela tradição cristã. Não desejamos poder a custa do sofrimento dos outros nem aceitamos a idéia de que é possível levar vantagem passando os outros pra trás.


  • (13º) procuramos conseguir, por meio da Natureza, aquilo que contribui com a nossa saúde e bem-estar.
Sem nos prendermos a tradições de outros tempos e de outras culturas, não devemos lealdade a nenhuma pessoa ou poder maior d que a Divindade que se manifesta por meio do nosso próprio ser.


Acolhemos e respeitamos todos os ensinamentos e tradições que apóiem a vida.
Procuramos aprender com tudo e compartilhar tudo que aprendemos.
Não vamos aceitar passivamente a destruição da Wicca por parte daqueles que só visam os próprios interesses ou de filosofia e praticas que contrariam os nossos princípios.
embora procuremos excluir todos aqueles cujos os caminhos se oponham aos nossos, não impediremos a participação de qualquer pessoa que tenha um interesse sincero pelo nosso conhecimentos e crenças, independente de sua raça, cor, sexo, idade, nacionalidade, origem cultural ou preferência sexual.


Mas o que significa essa coisa toda quando fazemos um apanhado geral e trocamos tudo em miúdos? Eis a resposta:
Os bruxos wiccanos celebram o Espírito ou Deus/Deusa, realizando rituais e ritos que equivalem a um culto religioso. isso em geral significa celebrar alguns dias ao longo do ano e seguir as fases da lua ou as estações do ano. Em vez de realizar rituais em locais especiais, os bruxos preferem fazer reuniões no ambiente descontraído do lar, pois isso os ajuda a se aproximar do Espírito e a transformar os rituais numa atividade comunitária.

Nenhum comentário: